Grupos de Apoio à Parentalidade

 

A parentalidade lança desafios exigentes e, por vezes, difíceis de compreender e gerir. As necessidades dos pais e dos filhos sofrem desencontros em determinadas fases do crescimento e da vida familiar, provocando em determinadas alturas grandes desgastes emocionais e relacionais, quase como se os momentos de conflito e tensão fossem as únicas alturas possíveis de pais e filhos se encontrarem.

Lançamos, por isso, o convite ao encontro reflexivo e promotor de práticas parentais construtivas, numa lógica preventiva, onde sabemos que a oferta de um espaço onde seja possível conversar e refletir sobre preocupações, expectativas e experiências quando se é responsável por criar e educar crianças e jovens, pode prevenir problemas no futuro.

Propomo-nos a contribuir na ajuda à construção de práticas parentais construtivas, melhorar o conhecimento sobre as características e funcionamento das crianças, refletir sobre a importância e operacionalização da imposição de limites e sobre a relação família-escola.

Os grupos de apoio à parentalidade recebem todos os adultos (pais, avós, tios ou outros cuidadores) que tenham crianças ou jovens à sua responsabilidade.

As características individuais de todos são inteiramente respeitados e asseguradas as condições de sigilo e confidencialidade.

Os grupos de apoio à parentalidade funcionam num conjunto de 6 encontros, com duração de 1h30, no primeiro sábado de cada mês das 10h-11h30, no máximo até 8 pessoas por grupo e, conta com a presença e colaboração de duas Psicoterapeutas – Dra. Angélica Azedo e Dra. Sandra Baltazar.